Na última terça-feira, dia 23, sob a Presidência do vereador Zener de Oliveira Azevedo, em substituição, foi realizada a 4ª Sessão Ordinária do mês de setembro de 2025. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Zélia Alves da Costa.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Gomes Barreto.
REQUERIMENTOS:
Nº. 190/2025: De autoria dos vereadores Juliano Garcia Rosa, Norvandi Angelo da Silva, Hugo Sérgio da Silva, requer ao Chefe do Poder Executivo, à Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e à Secretaria de Infraestrutura, a revitalização da Praça Messias de Pádua, no Setor Tropical.
Justificativa:A Praça Messias de Pádua encontra-se atualmente em condições inadequadas de conservação, apresentando estruturas danificadas, iluminação precária, ausência de paisagismo adequado e falta de manutenção geral, o que compromete a segurança e o bem-estar da comunidade local.A revitalização da referida praça proporcionará não apenas a recuperação estética do ambiente, mas também o fortalecimento do convívio social, além de contribuir para a valorização do bairro e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Nº. 191/2025: De autoria dos vereadores Juliano Garcia Rosa, Norvandi Angelo da Silva, Reginaldo Liberato de Azevedo, requerem ao Chefe do Poder Executivo, à Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e à Secretaria de Infraestrutura, a revitalização da Praça Dona Efigênia Olga da Silva, no Setor Nova Esperança.
Justificativa:A praça objeto deste requerimento é um local de grande importância para os moradores da região, mas atualmente encontra-se com estruturas desgastadas, falta de manutenção e ausência de equipamentos que estimulem o uso pela comunidade.Além de ser um espaço de lazer, a praça exerce um papel social e urbano essencial, funcionando como ponto de encontro, de recreação para crianças, prática de atividades físicas e convivência entre vizinhos. Um ambiente bem cuidado e funcional contribui diretamente para o bem-estar coletivo, o fortalecimento do senso de comunidade e a valorização do entorno urbano.
Nº. 192/2025: De autoria dos vereadores Reginaldo Liberato de Azevedo, Frederico de Oliveira Santos, Hugo Sérgio da Silva, Juliana Silveira, Juliano Garcia Rosa, Lucas Rodrigues de Melo, Maurício Pereira Mendes, Norvandi Angelo da Silva, Reginaldo Liberato de Azevedo, Sérgio Ferreira dos Passos, Zener de Oliveira Azevedo, requerem ao Chefe do Poder Executivo, à Secretária Municipal de Saúde e ao Gerente de Frota, que seja realizado um estudo técnico visando à viabilidade de aumento nos valores das Diárias pagas aos motoristas que realizam viagens para fora do município e dos motoristas que desempenham suas funções fora do horário regular de expediente.
Justificativa: Reiterando o pedido do requerimento de nº 084/2025, a presente solicitação visa dar condições aos motoristas de se alimentar no seu horário de serviço que é prestado fora do município que se deslocam para fora dos limites do município de Ceres-GO, além de cumprirem jornadas em horários extraordinários. O aumento das Diárias representa uma medida de justiça, pois o valor pago já não está conseguindo alimentar devido o valor está bem abaixo do valor necessário, e direito dos trabalhadores motoristas receber Diárias, pois trabalham fora do município levando pacientes, e direito e assegurando melhores condições de trabalho e incentivando a continuidade dos serviços públicos de forma eficiente e segura.
Nº. 193/2025: De autoria dos vereadores Reginaldo Liberato de Azevedo, Sérgio Ferreira dos Passos, requerem ao Chefe do Poder Executivo, à Secretária Municipal de Infraestrutura, que seja providenciada a instalação de rede de energia elétrica, postes e iluminação pública no início da Avenida Castelo, no lado direito da primeira quadra.
Justificativa: A solicitação visa atender às demandas da comunidade local, que há tempos enfrenta dificuldades devido à ausência de iluminação pública nesse trecho da Avenida Castelo. A falta de postes e rede elétrica compromete a segurança dos pedestres e motoristas, principalmente no período noturno, além de prejudicar a visibilidade e facilitar a ocorrência de atos ilícitos.
Nº. 194/2025: De autoria dos vereadores Norvandi Angelo da Silva, Maurício Pereira Mendes, Reginaldo Liberato de Azevedo, requerem ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Saúde solicitando aconvocação imediata de um agente comunitário de saúde para atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor São Francisco.
Justificativa: Considerando que a vaga encontra-se descoberta e que há demandas acumuladas, solicitamos a convocação, o mais breve possível, de profissional habilitado para suprir essa necessidade e garantir que os serviços de saúde oferecidos à população do Setor São Francisco sejam restabelecidos com qualidade e continuidade.
Nº. 195/2025: De autoria dos vereadores Juliana Silveira, Hugo Sérgio da Silva, requerem ao Chefe do Poder Executivo e a Secretaria de Saúde, que seja providenciada, com caráter de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA, a contratação de Médicos Pediatras para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceres, em razão do alto índice de procura pelo atendimento especializado para crianças no município.
Justificativa: A UPA de Ceres não possui atendimento pediátrico, e a demanda por esse serviço tem crescido significativamente, com mais de 200 mães buscando atendimento especializado. A contratação urgente de médicos pediatras é essencial para garantir a saúde das crianças e aliviar a sobrecarga em outras unidades de saúde do município.Casos de urgência e emergência envolvendo crianças requerem atenção médica especializada, e a falta de pediatras compromete tanto o diagnóstico preciso quanto o tratamento adequado.
Nº. 196/2025: De autoria dos vereadores Lucas Rodrigues de Melo, Hugo Sérgio da Silva, Juliano Garcia Rosa, requerem ao Poder Executivo Municipal a implementação da Feira de Alimentação e Artesanato que ocorria às sextas-feiras na Praça Cívica.
Justificativa: A reativação da feira atende a um pedido recorrente da população e de comerciantes locais. A iniciativa se justifica por fomentar a economia local, criando um espaço de comercialização direta para pequenos empreendedores, artesãos e produtores de alimentos, dinamizando o comércio e gerando renda e ainda promovendo a cultura e o lazer: o evento se configura como um ponto de encontro e interação social, valorizando a artistas locais e oferecendo uma opção de lazer para moradores e visitantes. A feira contribui para o fortalecimento dos laços comunitários e para a ocupação saudável dos espaços públicos.
Nº. 197/2025: De autoria dos vereadores Juliana Silveira, Frederico de Oliveira Santos, Hugo Sérgio da Silva, Juliano Garcia Rosa, Lucas Rodrigues de Melo, Maurício Pereira Mendes, Norvandi Angelo da Silva, Reginaldo Liberato de Azevedo, Sérgio Ferreira dos Passos, Zener de Oliveira Azevedo, requerem ao Chefe do Poder Executivo, que seja providenciado a criação de um auxílio-alimentação para pacientes residentes em Ceres que realizam tratamento de quimioterapia fora do município. Considerando a vulnerabilidade financeira e saúde debilitada desses pacientes, esse auxílio seria fundamental para minimizar as dificuldades enfrentadas.
Justificativa: Essa medida contribuiria para a melhoria da qualidade de vida desses cidadãos, permitindo que eles se concentrem no tratamento e recuperação.
Nº. 198/2025: De autoria dos vereadores Frederico de Oliveira Santos, Reginaldo Liberato de Azevedo, Hugo Sérgio da Silva, requerem ao chefe do Poder Executivo, a criação de uma “Rua do Lazer” na Rua desafetada localizada entre a Praça Cívica Valter Melo e o Parque Curumim.
Justificativa: A praça cívica é um espaço público de lazer para toda a população, por isso a disponibilização daquele espaço ocioso para comerciantes ambulantes do ramo de alimentação contribuiria com o comércio local e possibilitaria mais entretenimento para os munícipes.
Ver. ZENER DE OLIVEIRA AZEVEDO
Vice- residente da Câmara Municipal de Ceres
Presidente em substituição
0 Comentários